EXOTERISMO OU ESOTERISMO,QUAIS AS DIFERENÇAS ?

Resultado de imagem para esoterismo

EXOTERISMO ou ESOTERISMO?


Inicio esta postagem dizendo que este é um blog exotérico com conhecimentos esotéricos... Entendeu? Não? Vou explicar: EXOTÉRICO, porque é aberto a todos, ao público; ESOTÉRICO, porque possui conhecimentos velados (fechados). Portanto, apesar de exoterismo e esoterismo serem palavras com igual pronúncia, possuem significados bem divergentes! Tudo aquilo que é disseminado publicamente é um conhecimento exotérico e tudo aquilo que é ensinado sem acesso público é um conhecimento místico, oculto ou esotérico.
Resultado de imagem para esoterismo

A palavra exoterismo deriva do grego eksoteriki (que significa de foraexterior) e foi utilizado pela primeira vez por Aristóteles, em seus diálogos: "Ética a Eudemo". A função do "esoterismo" foi a de preservar conhecimentos e afastar curiosos. Acreditava-se que acessar determinados conhecimentos de qualquer maneira, tornava a pessoa detentora de um poder que ela não poderia controlar... Por isso, eram impostos "testes" para a pessoa entrar em uma Sociedade Secreta.
As Sociedades, Irmandades ou Fraternidades, se proliferaram no decorrer dos séculos devido ao Controle que determinados governos impunham para impedir o acesso da população aos livros e aos conhecimentos diversos. Os dirigentes acreditavam que uma população ignorante era melhor dominada! Então, muitos grupos começaram a se reunir e a distribuir o conhecimento de forma velada e oculta. Assim, se proliferaram as diversas Ordens: Templários, Maçonaria, Rosa Cruz, entre outras... E no Brasil, além das Ordens conhecidas, o Candomblé também atua como uma Comunidade Esotérica.
Muitas Igrejas começaram atuando "esotericamente" para depois tornarem-se exotéricas. Como exemplo temos o Judaísmo, o Protestantismo, o Espiritismo, etc. Começar a disseminar um conhecimento sem a aceitação pública é uma tarefa vagarosa e esotérica!
Sugestão de sites para pesquisa e leitura:

Fonte:https://asomadoholismo.blogspot.com.br/2012/09/exoterismo-e-esoterismo.html

Comentários

Postar um comentário